top of page

Ação Social

  • Foto do escritor: Chris Joy
    Chris Joy
  • 14 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Quem ganha mais? O próximo ou eu?




Minha primeira ação social em conjunto (Torcida Carrancas com a Coordenação do time) foi visitar a APAE aqui de Petrolina ontem pela manhã.

Quando cheguei o ambiente estava repleto de pessoas de todas as idades (havia professores, voluntários e as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas), cheguei exatamente no momento de interação de Adonay (Presidente do time) com as pessoas envolvidas diretamente no projeto. Ele jogava a bola e os "alunos" em fila repassavam pra ele... Depois ele mudou o jeito de recepcionar a bola, segurando e lançando no chão. Deu pra sentir a sensação de 'eu consegui' que alguns esboçavam no sorriso.

Aquele era um momento simbólico. Não era pra recreação que ele havia montado a ação, era uma maneira de interagir com eles e entregar os ingressos do próximo jogo (Domingo 18 de Novembro - a Semifinal contra o Maceió Marechais) - o objetivo do time é reunir a família no estádio e para isso alguns ingressos foram doados como incentivo de prestigiar o time.

Eles (Carrancas) conheceram a APAE através de um aluno, Jéferson, que usava o boné do time sempre que vinha de ônibus, daí uma menina contou à um jogador e então surgiu a curiosidade de descobrir quem ele era.

Eu fiquei encantada, pelo ambiente e pela simples história de como eles chegaram ali. Nunca havia entrado em uma APAE antes... então tentei absorver ao máximo aquele momento.

O fato de eu ter feito um pequeno vídeo entregando ingressos para alguns alunos e pais não revelou o momento real... fiz porque gosto e não tenho medo de falar em público. A maioria do tempo eu fiquei calada, observando e rindo (só pra variar).

Participo de projetos sociais, mas ali, observando aqueles seres humanos carentes de nosso cuidado e interação eu refleti: o bem que promovemos ao outro me faz crescer, por pequena que seja a minha doação de tempo ou dedicação promove em mim mudanças claras e visíveis, principalmente na minha forma de refletir e enxergar o mundo. Vivemos em um mundo Capitalista em que a principal moeda de troca é sim o bem material (dinheiro) e às vezes 'favores'. Reafirmei a minha tese: Melhor dar do que receber. Quando me envolvo em ações sociais ou projetos sem fins lucrativos, dando o melhor de mim principalmente meu tempo, é exatamente assim que cresço como ser humano. E sabemos que não investimos muito tempo em projetos que não acreditamos. Talvez doamos dinheiro por desencargo de consciência, mas o tempo não, e ele revela tudo.#fato


Descobri que Mayra - Cheerleader Carrancas é voluntária na APAE, ela fez seleção para ser auxiliar. Ela é uma garota espontânea, cabelo com mechas roxas e usa aparelho, tímida, teve seu primeiro contato através da mãe que já fazia trabalhos lá!


Quando eu cheguei em casa mandei mensagens pra algumas pessoas envolvidas e fiz perguntas e perguntas, eu queria escrever sobre isso.

Eu pesquisei sobre a APAE de Petrolina, sua fundação e seu impacto na sociedade, descobri um blog e algumas páginas (inclusive Facebook) relatando algumas atividades de lá.

Uma frase nesse blog me chamou atenção:


DEFICIÊNCIA... A verdadeira deficiência está no abandono dos sonhos, da vontade de viver, do descaso ao próximo. A DEFICIÊNCIA é aquilo que te prende por dentro, que engessa sua alma, sua fé, pois ainda que incapacitados de andar, todos somos livres para sonhar, para amar, para ajudar o próximo com uma palavra de afeto, um sorriso... somos livres para voar nas asas da nossa imaginação! Marciah Pereira

Esperei Mayra responder minhas perguntas pra adicionar no blog. Ela contou que enquanto fazia trabalhos voluntários a paixão foi surgindo, uma jovem com caráter em construção, mas já mostra que tem princípios fortes pelo que afirma: "Trabalhar lá é muito gratificante. Fazemos todos vencerem suas próprias limitações diariamente e sabemos que crescer bem numa sociedade em que as pessoas tem a visão de 'pena' não é fácil, mas estimulador. A meta é trazer orgulho por cada limitação vencida e a superação do que eles podem ainda alcançar."



See more on:



 
 
 

Comentários


© 2023 por Adão Castelo. Criado orgulhosamente com WIX.COM
bottom of page